Marcamos a primeira consulta no pediatra para as crianças na semana seguinte que chegamos. Já estava nos planos porque quaríamos que as crianças tivessem o raio do médico responsável. Além disso, que já era motivo suficiente, o Antonio estava cheio de feridas por conta da combinação “frio + ar condicionado quente + ar seco na casa + pais desavisados”.
Vamos à primeira consulta.
A pediatra foi altamente recomendada por diversos brasileiros que por aqui passaram ou estão. Dentro todas que foram, essa parecia boa e atenciosa – lembre-se que o contato interpessoal não é o forte dessa grande nação.
Ao ligar para marcar, a secretária – que parece mais um leão de chácara – começa:
– Por que quer marcar a consulta?
– Já é paciente?
– Quem recomendou?
– Mas o que a criança tem?
– Nome? Idade?
– Plano de saúde?
Passado pelo questionário, marquei. E se não fosse nada urgente poderia ter levado mais de mês. Sempre recomenda-se chegar meia hora antes de qualquer consulta. O lado bom é que raramente atrasa. O que você faz nessa meia hora? Preenche mais ou menos doze questionários sobre doenças que você nunca nem tinha ouvida falar. Claro que não se deve jamais ir à uma consulta sem estar equipado com um dispositivo móvel com internet para consultar o google.
A enfermeira chama, pesa e mede a criança e, já em um dos cinco consultórios, olhando para o computador, te pergunta todas as coisas as quais você já tinha escrito nos formulários e entregue ao leão de chácara. Adiciona três ou quatro perguntas sobre a rotina da criança, como leite, quanto toma, sono e pede para aguardar que o médico já vem. Nisso, ela te entrega dois ou três folhas com os seguintes conteúdos:
– Explicação da vacina que a criança vai tomar e suas possíveis reações.
– Desenvolvimento da criança da idade: o que é esperado, brincadeiras para estimular e qual o próximo estágio. Isso inclui alimentação, introdução dos alimentos, se é hora de trocar mamadeiras pelos copinhos, etc.
Cheia de sorrisos, a médica entra depois de longos dez a quinze minutos, senta no computador e repete todas as perguntas que a enfermeira já fez e que você já respondeu nos formulários. Com seu estetoscópio em riste, ouve coração e pulmão, passa a mão na moleira, olha barriga, dobra as pernas para checar articulações.
Realmente, muito atenciosa, conversar com os pequenos e sentencia: use creme e uma pomada de corticóide após o banho. Bye!!! Te vejo em três meses…
Bye? Bye…
Resultado:
– Alô? Eu queria falar com o Dr Leonardo…
Discussão
Nenhum comentário ainda.