Continuando a via-sacra gastronômica, na semana passada fechei com dois restaurantes da Vila Madalena. Passar por São Paulo e não visitar o bairro, é como não ter estado aqui.
O bairro, que é um capítulo a parte, por si só convida a imersão no que tem de mais moderno e descolado em termos artísticos e culturais. Essas manifestações brotam das paredes, literalmente. Além de centenas de bares e restaurantes fantásticos, há outras centenas de lojas e galerias que pulsam arte o tempo todo.
Dentro deste clima, tive duas experiências pra lá de deliciosas.
Sentada numa mesa na calçada da Rodésia, saboreie um feijão com arroz e carne moída para lá de caseiro na Mercearia São Pedro. Simples da entrada ao banheiro, oferece um cardápio enxuto mas muito saboroso. E claro, da mais tradicional comida cotidiana. Não tenho nenhuma frescura – e a comida, que é o que importa, estava maravilhosa – mas me chamou a atenção aquele lugar simplérrimo lotar. E de engravatados a mães com crianças antes de levar para escola. Essa é uma face da Vila Madalena.

Restaurante Pitanga – Rua Original 162 – Vila Madalena – Tel.: 55 11 3816-2914
Já do outro lado, aos arredores de lá, está o Pitanga. Com 15 anos, está sob nova direção. Sem grandes alterações para os consumidores, o cardápio continua variado e delicioso. Com um buffet de onze tipos de saladas e oito pratos quentes, não há como passar da conta. Claro que para acompanhar, suco de pitanga.
Ambos – a sua maneira e de forma bem diferente – trazem os sabores da culinária brasileira com todo charme que é estar na Vila Madalena. Sem dúvida, recomendo!
Discussão
Nenhum comentário ainda.