//
você está lendo...
Pensamentos

Casa Ronald McDonalds

RMHÉ muito comum trabalhos voluntários nos EUA, de qualquer natureza. Não só pela consciência social das pessoas, mas também é considerado como algo a mais na vida profissional, como iniciativa, liderança, essas coisas.

Tive a oportunidade de me juntar a um grupo da DuPont e dedicar uma manhã para cozinhar para as famílias que ficam na Casa Ronald McDonald (Ronald McDonald House – RMH).

RMH 2A iniciativa foca a ajuda para crianças com câncer. Surgiu em 1974, na Philadelphia, PA, quando a filha do jogador Fred Hill, do Eagles (time de futebol americano) teve leucemia. Junto com o dono do Clube, Leonard Tose, e o Regional Manager do McDonald’s, Ed Rensi, idealizaram e montaram a primeira casa.

Apesar do jogador ter condições de tratar a filha, ele via a dura realidade dos demais pais que não tinham recursos e dormiam no chão e nas cadeiras do hospital para estar ao lado dos filhos. Hoje são 309 casas espalhadas pelo mundo, sendo que no Brasil, a primeira foi aberta em Campinas em 2009. Hoje já tem no Rio de Janeiro, São Paulo, Jaú, Belém e Santo André.

1358348812449

A casa em Delaware foi aberta em 1986 e tem acomodação para 50 famílias. Cada quarto tem uma cama de casal e uma de solteiro, assim os irmãos podem também estar por perto no período que não têm aula. Com uma estrutura similar a um hotel, a casa tenta oferecer omáximo de conforto e alternativas para uma vida “normal”, já que muitos passam a morar lá durante o tratamento. São salas de jogos, biblioteca, cinema e até um pequeno salão que uma vez por semana à noite tem um profissional para cortar cabelo e fazer manicure.

1358348817155 1358348808805 1358348809936

Cada quarto custa $15 por dia com as refeições incluídas. Vários restaurantes contribuem com a casa, fazendo o jantar uma vez por semana e a renda da RMH vem de doações e eventos beneficentes, sendo o American Dolls Fashion Shows.

1358348815085Quando chegamos (fui com minha sobrinha), fomos direto para a cozinha. Ao todo eram nove voluntários, imagino que todos da DuPont, porque excluindo duas moças e um rapaz, ninguém nos dirigiu a palavra. A proposta era fazer “baking goods”, qualquer bolo, torta ou cookies que pudessem congelar. Um grande cuidado que eles tem é em relação à comida. Você não pode levar nada pronto, tem que cozinhar lá. A única exceção são os “baking goods”. Mas de qualquer forma, esse dia era dedicado a preparar as coisas lá.

A RMH tem poucos funcionários mas vários voluntários. Há uma lista de espera de alguns meses para se tornar voluntário e o processo não é simples. Primeiro porque se leva bem a sério, não é porque é voluntário que não há compromisso. Mas o principal é a seleção e os pré requisitos. Não é fácil encarar a realidade da casa.

Apesar da decoração alegre por conta das crianças, não é possível sair de lá sem se emocionar, para dizer o mínimo. Principalmente por todos os voluntários que dedicam seus recursos – seja seu tempo e até mesmo dinheiro – para trazer um pouco de conforto a essas famílias. Sai de lá com a certeza que cada dia é especial, uma benção de verdade. Um oportunidade de fazer melhor mas triste por saber que precisamos ver o sofrimento para lembrar o quão valioso é cada amanhecer e cada pessoa em nossa vida.

Somos tão pequenos diante da imensidão do mundo mas mesmo assim podemos fazer a diferença. Não importa o que a marca McDonald’s representa no universo capitalista, o trabalho da casa é extremamente sério e importante. Se você puder, participe pelo menos do Mc Dia Feliz. Eu vi de perto e agradeço por poder fazer de novo.

RMH 1

Anúncios

Sobre Hearts and Minds

Avessa a mudanças, tive a grata surpresa de descobrir que tudo pode mudar. Menos as coisas mais importantes da vida. Porque aquilo que não toca no coração, não fica na mente.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

E em 140 caracteres

%d blogueiros gostam disto: