//
você está lendo...
Diferenças Culturais

Gafe Cultural: Aniversário 3

Quando a gente acha que já não tem mais como cometer uma gafe, vem um novo convite para festinha de aniversário.

A festa em questão já é particular porque no “evite” (convite virtual) vem a solicitação de doação ao invés de presente. O site de doação (www.heifer.org) tem iniciativas para acabar com a pobreza e a fome e, além das doações, tem a opção de criar uma “lista de presente de doação” para seus convidados. Parece estranho, mas já o segundo aniversário que aparece com isso. Acho tudo muito nobre, se fosse o meu aniversário e não o de uma criança de seis anos. Mas enfim…

Claro que já comecei mal, esquecendo de fazer a doação antes do aniversário. Mas até ai, só a anfitriã sabia. Gafe 1.

De qualquer forma, achei por bem levar um presente porque, no outro aniversário que teve doação, não levei presente e fomos os únicos. Chegamos no horário, com vários outros pais de mão abanando – sinal que era para, de fato, fazer a doação, então, deixei o presente no carro. Minto, mãos abanando não. Todos – atenção TODOS – com um cartão de feliz aniversário. E eu? Gafe 2.

O convite era para um bouncing party com light snacks. Isto posto, significa pula-pula no jardim e venham almoçados que não terá nada para comer.

Então de gafe passa para mico. Com o dia nublado (levemente frio, tipo 15oC) e garoando, os pais ficam plantados no jardim olhando as crianças se acabarem no pula-pula. Mico 1.

Como se não estivesse ruim o suficiente, a certa altura, resolvem colocar uma piñata em uma árvore para as crianças quebrarem. Mico 2. Então, o que era chato passou a ser um pesadelo. As crianças tinham os olhos vendados e, ainda por cima, eram giradas para perderem a noção de onde o raio da piñata estava. Agora eu pergunto, precisa? Mico 2 com agravente.

Demorou quase uma hora para a porcaria do papelão romper, fora os quase acidentes que aconteciam a cada criança que tentava dar uma paulada no brinquedo.

A única não-surpresa da festa foi a parte da comida, que de light era só a quantidade. Pipoca e sorvete para as crianças e “water if you are really thirsty” (quero crer que really thirsty deve ser uma expressão específica e não “só em caso de desidratação aguda”). Gafe 3.

Depois desse episódio, por alguma razão, acabei numa roda conversando com a anfitriã-mãe e mais umas três outras mães. Pense no estereótipo do hippie americano. Pois era ela. Muito simpática mas falava coisas pouco convencionais para os padrões daqui. Morri de rir. Espero que ela não tenha percebido. Gafe 4.

Duas horas podem demorar muito para passar dependendo do que está acontecendo mas finalmente se aproximava a hora do parabéns e despedidas. Só que o parabéns nunca chegou. Depois de uma meia hora sem nada acontecer, ouço a mãe dizer à aniversariante para agradecer a presença. Gafe 5.

Entendi o recado. Agradecemos imensamente o convite e fomos embora.

Pós-festa: encontrei a anfitriã-mãe duas vezes na escola (nunca tinha reparado nela até então e, seguramente, nem ela em mim). Agora, ela me acena freneticamente e faz aquela careta quando você quer que a pessoa veja que você está sorrindo. Mico 3.

Anúncios

Sobre Hearts and Minds

Avessa a mudanças, tive a grata surpresa de descobrir que tudo pode mudar. Menos as coisas mais importantes da vida. Porque aquilo que não toca no coração, não fica na mente.

Discussão

3 comentários sobre “Gafe Cultural: Aniversário 3

  1. Não teve nem bolo????
    Que festa mão de vaca! Eu hein!

    Publicado por Dani | junho 9, 2013, 7:54 pm
  2. Vai ver ela doou o bolo também né? Que maldade a minha 😛

    Publicado por Dani | junho 9, 2013, 7:55 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

E em 140 caracteres

%d blogueiros gostam disto: