//
você está lendo...
A Vida é Filme

A Vida é Filme: Vivendo em Thneedville

Como não sou muito fã de televisão, demorei para conhecer o Dr Seuss. Autor do famoso Cat in the Hat, o poeta, escritor e cartunista americano tem um humor sútil e mensagens profundas nos seus trabalhos.

Os textos são brilhantes e de uma profundidade que às vezes escapa o entendimento. Sem dúvida, Loraximages é o meu preferido.

Criado em 1972, se mantém muito atual por questionar a relação homem – meio ambiente. Nosso amiguinho amarelo, nada simpático, tenta proteger a natureza dos males da civilização moderna. Até aí, um tema corriqueiro, levantado por diversos outros autores.

Mas o que mais chama atenção para mim, é o retrato da sociedade americana no filme. Detalhes que talvez passariam desapercebidos se eu não morasse aqui, o images-1filme é cheio de pequenas hipocrisias. E o pior, fazemos parte de diversas delas. Todos os dias. Avondale ou Thneedville, são todas iguais.

Não é possível se sentir tocada pela história e pensar o quanto estamos todos vivendo em uma grande bolha que a qualquer momento pode estourar.

Em homenagem ao aniversário de Dr Seuss em 02 de março, Lorax volta em cartaz com poucos gatos pingados na sala de cinema. De fato, não sei o quanto os americanos conseguem entender a mensagem e perceber que estão sendo representados na tela. Mas, como diria Lorax:

il_fullxfull.173375840

Anúncios

Sobre Hearts and Minds

Avessa a mudanças, tive a grata surpresa de descobrir que tudo pode mudar. Menos as coisas mais importantes da vida. Porque aquilo que não toca no coração, não fica na mente.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

E em 140 caracteres

%d blogueiros gostam disto: