Todo mundo tem características, que pelo menos na infância, já foram motivos de chacota.
O tão popular bullying, na minha época eram simplesmente os apelidos e brincadeiras que fazíamos uns com os outros. Apesar da minha baixa estatura – sempre – e de todos os apelidos e piadas que faziam a meu respeito, sempre achei que, de um jeito ou de outro, me relacionava bem com as pessoas e não tive problemas em nenhum lugar onde frequentei. E para ser muito honesta, essas coisas nunca me incomodaram ao ponto de me sentir mal com elas ou qualquer coisa parecida.
Mas não imaginei que fosse me sentir discriminada e achar que a minha presença incomoda. Ser imigrante não é fácil, ainda mais num país que está em crise e tudo e todos são ameaça. Não posso dizer que me xingaram ou me trataram mal. As coisas são veladas e sutís. São pequenas atitudes e olhares que você tem a certeza de não ser bem vindo. E dói ainda mais quando se tem filhos. Pensar que eles podem perceber e sentirem diminuídos, me deixa muito triste.
Assim como me deixa muito triste saber que pessoas sofrem discriminação pelos mais diferentes motivos. E não importa o motivo. O que não é igual, não é pior nem melhor. Só é diferente. Não é certo ou errado, bom ou mau. Cada ser é único e por isso precisa ser respeitado.
Image: Sura Nualpradid / FreeDigitalPhotos.net
Discussão
Nenhum comentário ainda.